24 de maio de 2013

Palestra sobre Prevenção Solar - 1º Ciclo

No âmbito da palestra sobre a Prevenção Solar que a Farmácia do Forum Sintra irá realizar no colégio no próximo mês, as farmacêuticas Joana Martins e Ana Gomes enviaram-nos este texto, para pais e filhos conversarem...
 


Olá meninos!
Eu sou o Farmapintas e hoje vou falar do nosso amigo sol!
Sabias que é a estrela mais próxima da terra?
É com ele que gostamos de brincar na rua e na escola, de jogar à bola ou até mesmo brincar às apanhadas. Sem ele não tem piada! Mas temos de ter muitos cuidados!
Quando o sol vem, todos ficamos mais contentes, a pele fica mais resistente e bonita, e temos mais energia para brincar e correr!
Bastam apenas alguns minutos de Sol para produzirmos a quantidade de vitamina D de que precisamos para fixar o cálcio, um feito essencial para que os nossos dentes e ossos fiquem maiores e mais fortes.
Mas, quando o Sol fica muito quente e muito forte, temos de obedecer quando nos mandam colocar o chapéu, beber muita água, usar óculos escuros e procurar as sombras para brincar.
Ninguém quer ficar em casa doente, pois não? Com o corpo vermelho e com dores na pele escaldada...
Como podemos, então, fazer para que isso não aconteça?
A nossa pele é um órgão muito importante do nosso corpo que serve de barreira quando ficamos ao sol e sem darmos por isso, ficamos bronzeados! Com pele morena e muito giros!!!  
MAS, se não tivermos os tais cuidados, podemos ficar doentes para sempre. A nossa pele vai lembrar-se das asneiras que fizemos quando não usámos proteção e podemos ficar muito mal (sinais, manchas, envelhecimento da pele, o cancro).
Por isso, é importante pôr o protetor solar específico de criança, ainda antes de sair de casa. Depois, devemos renovar de duas em duas horas ou sempre que vamos tomar banho ao mar. Assim podemos brincar mais tempo com os amigos porque estamos protegidos! Mas não pode ser sempre que queremos. Temos de ter muito cuidado com o Sol quando ele está mesmo em cima de nós, entre as 11h e as 16h. Nessa altura, vamos brincar à sombra ou em casa.

Bons mergulhos e brincadeiras!!!!

Sem comentários: