9 de maio de 2013

Hoje é dia da Europa


 
O dia da Europa é celebrado no dia 9 de maio. Este dia foi pela 1ª vez celebrado em Milão no mês de junho de 1986. Esta data foi escolhida porque no dia 9 de Maio de 1950 o francês Robert Schuman propôs uma entidade europeia supranacional.1)
O dia da Europa é hoje um dos símbolos da União Europeia, uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos.


A bandeira :

A bandeira da Europa simboliza a União Europeia e mostra também a unidade e a identidade da Europa.
O círculo de estrelas douradas é o da solidariedade e da harmonia entre os povos da Europa. As estrelas são doze porque este número é um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira manter-se-á inalterada, independentemente dos futuros alargamentos da UE.
Em 2012, a União Europeia foi premiada com o Nobel da Paz, entregue pelo Comité Nobel norueguês "por mais de seis décadas contribuindo para o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa”.

No anúncio do prémio, o Comité referiu que “o terrível sofrimento sofrido durante a Segunda Guerra Mundial provou a necessidade de uma nova Europa.” (...) Hoje, uma guerra entre a França e a Alemanha é inimaginável, o que demonstra que, através da boa vontade e construção de confiança mútua, inimigos históricos formam a nossa UNIÃO EUROPEIA.

1) Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Europeia.

Trabalho realizado na Oficina de Jornalismo
Margarida Enes 5º A

Sem comentários: