8 de maio de 2013

Encontro de Antigos Alunos


Saudades e não só...
 
É sempre agradável, comovente e gratificante um encontro de antigas/os alunas/os.
Foi no sábado que estivemos reunidos.
Uns chegaram primeiro, logo às 11 horas como dizia o programa; outros vieram à hora do almoço e outros apenas para a tarde cultural. E também houve os que vieram cedo mas partiram também cedo. Enfim! Um vai e vem de chegadas e partidas...
Havia o "grupo do costume", as fixes, aquelas que nunca faltam, sozinhas ou com filhos, e as que sempre chegam de novo...

Algumas, há 30 anos que não vinham ao Colégio e foi uma comoção, para elas e para mim, o reencontro. "Ai  que saudades!..." E houve abraços e beijos e algumas lágrimas teimosas...
É que a maioria destas "meninas" foram minhas alunas e tenho-lhes uma grande estima.


Visitou-se o Colégio; escreveram-se dedicatórias e comentários nos quadros das aulas; contaram-se aventuras ocorridas no Colégio; recordaram-se mil e uma histórias interessantes, comoventes ou divertidas.
Almoçou-se no "refeitório das externas" que, segundo alguém," nesse tempo não era nada assim..."
Foi-se até à quinta ouvir os passarinhos, sentir o cheiro característico, ver a "presa"... e regressou-se ao ginásio que " este sim, está tal e qual!".



Aí as alunas atuais fizeram um show de acrobática e apresentaram uns números de flauta e guitarra.
E para encerrar, um powerpoint com a História do Ramalhão, desde o séc..XV, contada pelo sr. dr. João Carlos e por duas antigas alunas.


Mas, não encerrou a permanência das Antigas Alunas. Foram estando, trocando impressões, contando histórias. E ficaram... ficaram... porque as recordações não acabam facilmente.
E que alegria recebê-las, ouvi-las, lembrar acontecimentos antigos e mais recentes.
Finalmente, o adeus... até para o ano, porque todos acreditamos que para o ano vai haver  outro encontro.  E a Esperança é a última coisa a morrer!

Irmã Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P. 

Sem comentários: