19 de dezembro de 2008

O natal na Dinamarca

A propósito da leitura de O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, obra em que a acção tem início no Natal, os alunos do 7º ano fizeram um trabalho de pesquisa sobre o Natal naquele país da Europa. Aqui fica uma síntese, realizada pelas alunas Joana Rolo Daniela Jorge e Daniela Jorge, da turma A.

No primeiro Domingo do Advento, acende-se uma das quatro velas brancas ou encarnadas de uma coroa feita de ramos verdes, colocada no centro da mesa; faz-se o mesmo nos três Domingos seguintes, quando os festejos do Natal começam.

-Acendem-se milhares de velas por todo o lado e têm-se sempre bolinhos e doces prontos para os visitantes.

-Cada casa tem a árvore de Natal decorada com estrelas,doces e muitas coisas brilhantes.

-Na véspera de Natal, a família junta-se para o jantar. Tudo está decorado com a bandeira dinamarquesa. Põe-se uma vela acesa à janela oferecendo comida e abrigo a quem precisar.

-Ao cair da noite, lê-se o Evangelho do Natal e todos entoam cânticos.

-Come-se o tradicional pudim de arroz que tem uma amêndoa escondida. Quem a encontrar ganha uma prenda.

-Segue-se ganso recheado com maçãs e ameixas, acompanhado com couve roxa e batatas assadas, tudo com molho de frutos silvestres.

-Deixa-se uma taça do pudim de arroz à porta para o Julnisse (ou Nisse), um elfo malandreco que vive no sotão e prega partidas. Se lhe for dado o doce ele toma bem conta da casa o ano todo.

Na mesma aula de Língua Portuguesa em que o trabalho foi apresentado, o Sven e o Michael falaram dos seus Natais, celebrados segundo as tradições holandesa e inglesa. Prometeram enviar-nos um pequeno texto sobre o assunto, que ficamos a aguardar!

1 comentário:

Persona Naturale disse...

Também li o livro no 7ºano e o meu querido professor João Carlos distribuíu trabalhos pelas alunas. Eu fiquei com a "tarefa" de fazer a banda desenhada do livro. São tempos que não se esquecem.

Beijinhos