3 de março de 2013

António Torrado no Ramalhão

O escritor António Torrado veio ao colégio para uma agradável conversa com os alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo. A sua simpatia contagiou alunos, Educadoras e Professores. Aqui fica uma pequena biografia do autor elaborada pelos alunos do 2º ano.


António José Freire Torrado nasceu em Lisboa no dia 21 de novembro de 1939.
António Torrado licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos e nunca mais parou, tendo já mais de cem obras editadas.
A sua atividade profissional é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para programas de televisão. Trabalhou em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão.
Atualmente é coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil, da Fundação Calouste Gulbenkian.
É professor responsável pela disciplina de Escrita Dramaturga na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.
Ao longo da sua carreira conquistou vários prémios, destacando-se, em 1980, o prémio Calouste Gulbenkian de livros para crianças, em 1984, o prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura e em 1988 o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças.
É ainda autor de manuais escolares.
Toda a sua obra é importante e por isso alguns dos seus livros foram incluídos na lista de honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People nos anos de 1974 e 1996.
Algumas das obras mais conhecidas: Os meus amigos; Vem aí o Zé das Moscas e outras histórias; Corre, corre, cabacinha; O Adorável Homem das Neves; Dez contos dos Reis

Trabalho realizado pelo 2º ano


Sem comentários: