14 de novembro de 2012

Palestra do cientista e geógrafo Dr. João Agrela sobre a Antártida




Foi no passado dia 6 de novembro de 2012, que os alunos do 8º ano receberam a visita do cientista e geógrafo, Dr. João Agrela.
Foi um momento bem passado, pois, adorámos saber como é viver durante dois meses, num continente quase “afastado” do resto do mundo.
Ele explicou-nos muitas coisas, mostrou-nos imensos vídeos e fotografias que ele e os seus colegas (de diferentes países e línguas), fotografavam nos seus tempos livres e em alguns momentos de trabalho. Também nos mostrou alguns objetos e instrumentos que o tinham acompanhado na sua viagem e que utilizou no seu trabalho de investigação sobre “permafrost”.
Nós escutámos com muita atenção as histórias que ele contava, pois, estávamos bastante curiosos para saber como é que seria viver durante dois meses na Antártida.
Segundo o cientista, o que mais lhe custou foi a viagem de barco entre a Argentina e a Antártida (o mar é muito agitado as vagas atingem cerca de 6 metros), e também o momento da despedida. Ele disse-nos que gostou muito de lá estar e que adorava repetir a experiência.
No final, alguns de nós fizeram-lhe perguntas e foram observar os objetos que ele tinha trazido. Alguns ficaram também, com uma pequenina vontade de fazer uma viagem à Antártida.

Inês Franco 8º A

Sem comentários: