20 de junho de 2013

Combate ao Desperdício em BD - 6º ano (parte 2)

Aqui ficam mais alguns trabalhos dos alunos do 6º ano.

Maria Inês Beija 6º A

Margarida Gil 6º A

Maria Mota 6º A

17 de junho de 2013

Poetizando

O poema não é para rimar
é para a imaginação não falhar
a cabeça começar a pensar
e o papel manchado de tinta ficar.

Um quadro já fiz
e não é tão difícil como se diz
e o Luís
perguntou-me como o fiz.
Guilherme Silva 5º A

Poema da Cadeira

Ao lado da minha cadeira
está uma cabeceira.
A minha jardineira
com a sua trincheira
trata da minha trepadeira
e da minha ameixoeira.
Ouvi falar de uma cozinheira
que comeu demasiada jardineira
e teve que chamar uma enfermeira.
 Ao pé de uma pedreira havia uma feira
onde uma fazendeira vendia madeira
que estava cheia de poeira.
Em minha casa há uma torradeira
que se estragou com a água da torneira.
Na ilha da Madeira há uma clareira
onde existe uma eira.
Carolina Monteiro 5º B

14 de junho de 2013

Combate ao Desperdício em Banda Desenhada - 6º ano (parte 1)

Aos alunos do 6º ano foi pedido que fizessem uma Banda Desenhada muito curta, apenas com uma prancha. O tema da história é o Combate ao Desperdício. O trabalho foi feito através de uma convergência de competências entre as disciplinas de Educção Tecnológica e Educação Visual.

Carolina Trovisco 6º B

Catarina Carneiro 6º B

Inaya Mussa 6º B

Inês Rolo 6º A

13 de junho de 2013

Inglês - 5º ano (parte 2)

Aqui ficam mais alguns mixed animals imaginádos, pelos alunos do 5º ano, nas aulas de Inglês.

Carolina Beringuilho e Mariana Monteiro - 5º B

Tomás Moura e Martim Fonte  5º - B

Tomás Regado 5º- B

Luzette Van Wijk 5º - B

12 de junho de 2013

Arraial 2013

É já na próxima 6º feira a nossa festa de encerramento do ano letivo. Todos podem contar com muita alegria e boa disposição. O programa pode ser consultado no nosso site e em vários locais no colégio. Todos fazem falta. Apareçam e tragam o resto da família!

Inglês - 5º ano

Os alunos do 5º B realizaram um trabalho no âmbito da disciplina de Inglês sobre animais: Mixed Animals. Apelando à imaginação de cada um, criaram novos animais. Aqui ficam alguns dos trabalhos ilustrativos desta atividade.
Constança Miranda - 5º B

Filipa Santos - 5º B

Ana Hebe e Joana Martins - 5º B

11 de junho de 2013

Educação Visual - 6º ano (parte 2)

Aqui ficam mais dois belissimos trabalhos dos alunos do 6º ano.
Carolina Trovisco 6º B

Marta Antunes 6º B

10 de junho de 2013

Poetizando - As Profissões

Tentei ser cantora
mas não sabia cantar,
a única coisa que fiz
foi gritar.

Deram-me uma horta
Para cultivar, mas a primeira
coisa que fiz foi estragar.

Fui professora de dança
ensinei a dançar
quando eles foram mostrar
as pessoas acabaram a vomitar.
 Fabrícia Davoca 5º A 

Poemas da Cadeira

A minha cadeira
é feita de madeira.
Um dia pus-me debaixo de uma pereira
com ela, a comer uma maçã da minha macieira.
Eu tenho uma grande cabeleira
fui cortar o cabelo à minha cabeleireira,
com a cadeira,
o meu cabelo ficou à maneira.
O meu pai trabalha na Madeira
e a minha mãe é padeira.  
Joana Peixinho 5º B

7 de junho de 2013

Educação Visual - 6º ano

Os alunos do 6º ano, após análise, na aula de Educação Visual, do quadro de René Magritte "A Grande Família", fizeram a sua interpretação do tema. Uma pomba, recuperada de um desenho de Picasso, transporta imagens de paz, tranquilidade e alegria. Todo o espaço em volta está carregado de um ambiente pesado e desagradável.
Inês Rolo 6º A

Carolina Diego 6º B

Catarina Carneiro 6º B

6 de junho de 2013

Dia da Criança - Pré-escolar

No dia 3 de Junho os alunos do Pré-escolar comemoraram o Dia da Criança com um passeio de trator pela nossa quinta. 
Foi muito divertido! Todos querem repetir!! 




Visita de Estudo ao Museu dos Coches e ao Planetário - 3º ano

No dia 31 de maio de 2013 (sexta-feira), o 3º ano foi ao Planetário e ao Museu dos Coches. De manhã fomos ao Planetário e ficámos a saber que existiam 88 constelações e de Portugal dá para ver muitas dessas constelações, há constelações que são signos. Depois fomos almoçar a um parque e comer um gelado. Seguindo viagem, fomos ao Museu dos Coches e aprendemos muitas coisas sobre os coches. No fim fizemos uma caça ao tesouro e ganhámos um postal, um roteiro e um lápis com um coche dourado.
Sofia Justo 3º A

Quando chegámos ao Planetário lanchámos e brincámos. Lá, vimos constelações e aprendemos coisas. Quando saímos do Planetário fomos almoçar e vimos a "força aérea" dos pombos a voar por cima de nós. Depois fomos comprar um gelado e a seguir fomos ao Museu dos Coches e vimos muitos coches e alguns eram feitos de ouro. Por fim fizemos uma caça ao tesouro e a minha equipa ganhou.
 Pedro Marques 3º A

Na sexta-feira, fomos a uma visita de estudo ao Planetário e ao Museu dos Coches. As partes que eu mais gostei foram: as das 88 constelações e da parte em que andavam à roda. Depois quando fomos almoçar a um jardim, apanhámos com uma rega de água. De seguida fomos para o Museu dos Coches em que vimos muitos coches e fizemos uma caça ao tesouro em grupos de cinco. 
Joana Dâmaso 3º A

A visita de estudo ao Planetário e ao Museu dos Coches foi muito gira. O Planetário foi o que eu gostei mais, nós vimos os pontos cardeais, os planetas, os nossos antepassados e fizemos uma viagem à Lua. No Museu dos Coches vimos imensos coches de D. Pedro II e de outras pessoas importantes. Vimos também como as pessoas se deslocavam nos coches. Por fim, fizemos uma caça ao tesouro e o nosso grupo quase ia ganhando. Foi uma animação na sexta-feira.
Mateus Cruz 3º A


No dia 31 de maio de 2013 fomos ao Planetário e ao Museu dos Coches. No autocarro vimos um filme da Idade do Gelo. Primeiro fomos ao Planetário, ele tinha um teto com a forma de tigela. Lá, vimos as constelações, e eu, vi o meu signo, vimos as estrelas, os planetas, o Sol, as cores das estrelas, fomos à Lua e vimos buracos negros. Quando saímos, almoçámos e tirei uma foto ao Mosteiro dos Jerónimos e partimos para o Museu dos Coches. Lá, vimos muitos coches de vários reis e rainhas e fizemos um jogo. O meu grupo ficou com as peças do puzle rosa e perdemos, mas ganhámos um postal. Quando voltámos para o autocarro, vimos o resto do filme e chegámos ao colégio a um quarto para as quatro.
Mariana Fernandes 3º A

Eu adorei a visita de estudo porque, no Planetário, vimos as estrelas e aprendemos muitas coisas novas e no Museu dos Coches vimos carroças, muitas coisas até uma berlinda, e claro, a caça ao tesouro. Adorei tudo. Adorei esta visita de estudo.
Rosamond Inácio 3º A

5 de junho de 2013

Hoje é o Dia Mundial do Ambiente

A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972, por iniciativa da ONU, e celebra-se anualmente no dia 5 junho.
Este dia tem como objetivo alertar os povos e países do mundo para a importância da preservação do meio ambiente.
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente.
Os eventos visam, apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou em conjunto.
O meio ambiente é nosso. Está sempre nas nossas mãos aproveitá-lo, defendendo-o ou tendo iniciativas para que possa ser desfrutado e aproveitado ao máximo, hoje e tendo em vista o seu futuro.
Para isso há que reduzir os resíduos, o maior número possível de objetos do nosso dia-a-dia e reciclar todas as latas, garrafas, sacos de plástico, vidros e jornais. Por isso se deve deitar tudo para o ecoponto.
Tenham cuidado com os resíduos que deitam fora, no teu dia-a-dia. Em casa, no Colégio em qualquer lugar cuidem do nosso ambiente e procurem respeitá-lo ou melhorá-lo
Como estamos quase de férias tentem não deitar lixo para o chão, na praia na mata ou quando passeares. 
Trabalho realizado na Oficina de Jornalismo
Margarida Enes 5º A

Percurso de Orientação no Parque Florestal de Monsanto - 7º Ano

Na segunda-feira 20 de maio, todo o 7º ano foi a uma visita de estudo ao Parque Florestal de Monsanto. Fizemos um grande percurso por todo o parque. Usámos uma bússola para nos orientarmos, tínhamos um mapa com várias indicações do percurso que devíamos fazer. Partiram 6 equipas, uma de cada vez, com intervalos de 3 minutos. Cada equipa tinha um professor ou um guia do Parque para nos acompanhar no percurso apesar de não nos dar nenhumas indicações. O percurso tinha caminhos bastante acidentados, inclinados, estreitos, escorregadios, passadeiras… Havia muitas vezes vários caminhos que tínhamos que optar pois só um era correto. Quando todos terminaram lanchámos, apanhámos sol, conversámos… pois o percurso todo era 3,5 km.
Por fim, antes de irmos embora, vimos uma exposição com todo o mapa de Lisboa e arredores, quadros de animais, de árvores, etc.
Foi uma tarde bem passada, divertida e bastante cansativa!
Bárbara Barra e Maria Catarina Barros 7º A

Nós considerámos a visita de estudo ao Parque Florestal de Monsanto muito divertida e educativa. O percurso foi uma boa forma de aprender (ou rever) a utilização, aliás a importância da utilização da bússola e dos mapas (instrumentos de localização). Os guias eram muito simpáticos e o Parque muito bonito. Adoraríamos voltar a visitá-lo! 
E, como extra, pudemos socializar com colegas da outra turma, com quem não convivemos diariamente.
Foi uma visita inesquecível!!
Abigail Blades e Inês Lúcio 7º A

O percurso de orientação em Monsanto foi muito interessante porque levou-nos a querer, a tentar e a conseguir trabalhar em equipa e em harmonia. Divertimo-nos muito e acima de tudo não estávamos interessados em competir. A nossa orientação foi um bocado confusa (se calhar devíamos estar mais atentos às aulas de Geografia…). Corremos, andámos, comemos, rimos, vimos esquilos, tirámos fotografias e no autocarro mostrámos os nossos dotes musicais!
Gessica Lourenço e Inês Vilhena 7º A

3 de junho de 2013

III Estágio Interno de Karaté

Complementando a notícia que está no site do colégio, vamos ilustrar aqui alguns momentos do III estágio Interno de Karaté. Disciplina, concentração e muita alegria... 



1 de junho de 2013

Dia Mundial da Criança


O dia da criança é um dia muito especial! 
Tu sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950? Começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida. As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos.

Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e mandavam-nos  trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde? Em 1946, um grupo de países da Organização das Nações Unidas começou a tentar resolver o problema.
Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da Criança.

Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia para as crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez a 1 de Junho desse ano!

Trabalho realizado na Oficina de Jornalismo
Maria Carmo e Joana Marques 5ºA