28 de novembro de 2007

Critérios de progressão/ retenção no 9º ano

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

No final do 3º Ciclo do Ensino Básico, o aluno não progride e obtém a menção de Não Aprovado(a) se estiver numa das seguintes situações:

a) Tenha obtido classificação inferior a 3 nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática;

b) Tenha obtido classificação inferior a 3 em três disciplinas, ou em duas disciplinas e a menção de Não Satisfaz a Área de Projecto.

No 9º ano de escolaridade a decisão sobre a transição depende ainda da avaliação sumativa externa, realizada a partir dos resultados dos Exames Nacionais.

ADMISSÃO AOS EXAMES NACIONAIS

São admitidos aos Exames Nacionais do 9º ano todos os alunos, excepto os que, após a avaliação sumativa interna, no final do 3ª Período, se enquadrem nas seguintes situações:

a) Tenham obtido classificação de frequência de nível 1 simultaneamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;

b) Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em duas disciplinas e de nível 1 nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Matemática;

c) Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, ou em duas disciplinas e a menção de Não Satisfaz em Área de Projecto, desde que nenhuma delas seja Língua Portuguesa ou Matemática;

d) Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 numa disciplina, a menção de Não Satisfaz em Área de Projecto e nível 1 a Língua Portuguesa ou Matemática.

Não são, ainda, admitidos aos exames nacionais os alunos retidos por terem ultrapassado o limite de faltas injustificadas.

Nota: Os exames nacionais realizam-se numa fase única com duas chamadas, sendo que a 1ª chamada tem carácter obrigatório e a 2ª chamada destina-se a situações excepcionais devidamente comprovadas, que serão objecto de análise.
A não realização dos exames referidos nos números anteriores implica a retenção do aluno.


PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTAR SITE
HTTP://WWW.DGIDC.MIN-EDU.PT/AVALEXAM/AVALEXAM.ASP

13 de novembro de 2007

Avaliação de final de Ciclo - 9º ano

Os critérios de progressão /retenção dos alunos do 9º ano , assim como as condições de admissão aos Exames Nacionais de Língua Portuguesa e de Matemática encontram-se disponíveis em


http://WWW.DGIDC.MIN-EDU.PT/AVALEXAM/AVALEXAM.ASP


Em caso de dúvida, os Encarregados de Educação devem contactar os Directores de Turma que prestarão todos os esclarecimentos necessários. Podem também solicitar, através da caderneta do aluno, que lhes seja enviado por mail o documento sobre o mesmo assunto lido na reunião do dia 8.

Ramalhão em Imagens digital

O Ramalhão em Imagens existe agora ( também) em formato digital! Visitem-no em

http://ramalhaoemimagens.blogspot.com

E não deixem de fazer comentários e sugestões ( num blog e noutro!)

No dia 12 de Outubro, os alunos do 9º ano e cinco dos seus professores assistiram à representação da peça Se não me dás um revólver, ao menos tem pena de mim, baseada em dois textos do famoso dramaturgo Tchecov , na Casa de Teatro de Sintra. O trabalho da Companhia de Teatro de Sintra , Chão de Oliva, foi muitísimo aplaudido por todos, e houve quem se risse até às lágrimas!!!